Aprenda a aumentar o engajamento no Facebook
Hoje gerar engajamento no Facebook � quest�o de �vida ou morte� para uma empresa.
Por�m, nem sempre � f�cil acertar e fazer com que seus f�s curtam, comentem e compartilhem
seus posts, n�o �?
seus posts, n�o �?
O conte�do � fundamental para quem deseja usar o Facebook para vender.
Isso porque, as pessoas n�o entram no Facebook para comprar, mas sim, para se informar e entreter.
O Facebook � uma rede de descoberta e o conte�do � o que far� seus f�s promoverem seu
neg�cio.
neg�cio.
Espero que essas t�ticas tragam ideias para voc� produzir conte�do no Facebook da sua
empresa.
empresa.
Al�m disso, que abram as portas para uma avalanche de intera��o na sua p�gina e aumentem suas vendas.
Confira o tutorial com as 22 t�ticas infal�veis!
1. Teste todos os formatos de conte�do
Varie seus formatos de conte�do: links, textos, v�deos, Lives e imagens.
Variedade incrementa o alcance e o engajamento dos usu�rios.
As p�ginas no Facebook possuem o Facebook Insights para saber que tipo de conte�do gera mais alcance e engajamento.
2. Use a regra 80/20 em seu conte�do
Use a regra 80/20: 80% das suas publica��es precisam gerar valor para o usu�rio, 20% das
atualiza��es podem ser promocionais.
atualiza��es podem ser promocionais.
Em linhas gerais, a cada 10 posts da sua empresa, reserve 2 para divulgar seus servi�os e produtos e 8 para gerar engajamento e compartilhar conte�do.
3. Humanize seu conte�do
As redes sociais s�o uma conversa.
Por isso, seu conte�do pode ser mais pr�ximo do seu p�blico e at� mais informal.
Dependendo do seu segmento, criar um personagem ou falar uma linguagem pr�xima do seu p�blico pode ser vi�vel.
Usar emoticons tamb�m � uma forma de deixar a publica��o de uma empresa com cara de posts de amigos.
Um caso cl�ssico � o do Ponto Frio, que usa um personagem e tem uma linguagem criada e em sintonia com seu p�blico das redes sociais.
4. Responda os coment�rios
Responda as pessoas quando elas comentarem.
Isso aumenta o engajamento e a percep��o da sua marca como preocupada em atender sempre seus clientes.
Voc� pode simplesmente puxar assunto, fazendo perguntas. Isso vai fazer com que as pessoas vejam que voc� responde e, naturalmente, elas tendem a comentar mais.
5. N�o automatize seu conte�do
Muitas pessoas querem simplesmente replicar o que publicam em outros canais no Facebook.
Minha pergunta �: por que as pessoas te seguiriam no Instagram se tudo o que est� l�, est� em seu
Facebook tamb�m?
Facebook tamb�m?
O Facebook possui sua pr�pria linguagem, respeite isso e separe cada conte�do em um canal.
Por isso, n�o integre outras m�dias ao Facebook e apenas reproduza o conte�do postado nelas.
6. Seja simples: fuja de termos t�cnicos
As pessoas interagem mais quando se deparam com conte�dos de linguagem simples.
Mesmo que seu conte�do seja t�cnico e direcionado a um p�blico espec�fico, lembre-se que ele pode atingir mais pessoas que podem n�o entender uma palavra do que voc� publicou.
Nosso mantra aqui �: �Nada � �bvio�.
Por isso, empatia e se colocar no lugar do seu f� � importante para n�o complicar demais a linguagem.
7. Fa�a textos curtos
Use atualiza��es curtas.
Uma ou duas frases se poss�vel.
Como o volume de conte�do no Facebook � muito grande, nem todos t�m tempo para ler atualiza��es longas.
Se precisar falar mais, n�o tem problema.
Voc� pode usar uma imagem ou post em seu blog para complementar as informa��es.
8. Celebre conquistas com seus f�s
Pessoas gostam de resultados e elas comemoram isso.
Compartilhe com seus f�s aquilo que voc� e sua empresa conquistaram.
9. Incite a curiosidade dos seus f�s
Fa�a perguntas poderosas.
Abra espa�o para as pessoas perguntarem o que quiserem.
Al�m dessa intera��o gerar engajamento, trar� in�meras ideias de conte�do para voc� publicar
futuramente em sua p�gina.
futuramente em sua p�gina.
10. Incentive a criatividade
Fa�a posts que incentivem seus f�s a usarem a criatividade na hora de responder.
Isso gera descontra��o e aumenta o engajamento.
11. Use lives
As lives tem ganhado espa�o como o novo formato de conte�do preferido do Facebook.
Elas costumam ter um bom alcance e s�o �timas para se relacionar com seu p�blico e gerar engajamento.
12. Mostre o lado de c� do balc�o
As pessoas adoram conhecer os bastidores de tudo.
Mostre um pouco da rotina da sua empresa, como os produtos s�o produzidos, entregues, quem s�o as pessoas �por tr�s do balc�o�.
Assim, voc� promove o engajamento e pode divulgar seus produtos.
13. Mostre o lado de l� do balc�o
Poste imagens ou v�deos de pessoas consumindo seus produtos ou servi�os.
Quando algo est� �bombando� mais pessoas querem.
Isso se chama prova social e incentiva as pessoas a interagirem com voc�.
14. Crie ofertas exclusivas
Forne�a descontos exclusivos para os seus f�s.
Isso incentiva as pessoas a curtirem sua p�gina e a engajarem com seu neg�cio.
15. Identifique o melhor hor�rio para postar
Estude o melhor hor�rio para postar conte�do em sua p�gina.
Dependendo do seu mercado, os f�s podem ser mais ativos em determinado hor�rio do dia.
No Facebook Insights, voc� encontra esses dados.
Identifique o melhor hor�rio e programe seus conte�dos para serem publicados nele.
16. Conte sua hist�ria
Conte a sua hist�ria no Facebook.
Busque em seu arquivo fatos interessantes sobre sua marca.
O jornal The New York Times, por exemplo, inseriu em sua timeline eventos marcantes da hist�ria e compartilha isso com seus f�s.
Utilize os marcos em sua p�gina para mostrar sua trajet�ria.
17. Celebre datas comemorativas
Crie publica��es para datas comemorativas, as pessoas adoram interagir com esse tipo de conte�do, principalmente quando ele esbanja criatividade.
S� tome cuidado para n�o lotar sua agenda com esse tipo de post.
Fa�a-os somente nas datas que tem a ver com o seu p�blico.
18. Saiba do que os seus f�s n�o gostam
Estude o n�mero ideal de postagens di�rias em sua fanpage para n�o se tornar �chato�.
Avalie seus feedbacks negativos para saber se as pessoas est�o ocultando seu conte�do.
Isso te trar� v�rios insights sobre o conte�do que voc� vem desenvolvendo.
19. Aproveite o momento
Fique de olho nos temas do momento.
Sempre surgem memes no Facebook que podem virar posts com alto engajamento na sua p�gina.
20. Use grandes eventos para engajar
Por exemplo, �quem vai ser o campe�o brasileiro de futebol este ano?�
ou
�Qual o placar do jogo da sele��o?�.
Eventos de massa, que chamam a aten��o de grande parte da sociedade, podem ser boas situa��es para
buscar engajamento.
buscar engajamento.
21. Utilize as enquetes
Utilize as enquetes para fazer seu p�blico interagir com o seu neg�cio e tamb�m para ter novos insights sobre que ele prefere.
22. Todo neg�cio pode gerar bom engajamento
Antes que voc� diga: �Ah , meu neg�cio n�o d� para fazer essas coisas�.
D� uma olhada no que este cemit�rio est� fazendo.
Se um cemit�rio consegue gerar engajamento, voc� TAMB�M PODE!
Conclus�o
Essas s�o algumas t�ticas que podem te ajudar a aumentar o seu engajamento.
S�o ideias simples, mas que se aplicadas, v�o trazer �timos resultados.
Espero que elas auxiliem no processo de cria��o de conte�dos para suas p�ginas e que, com isso, voc� consiga vender mais.
FONTE: J SISTEMAS WEB
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