Pular para o conteúdo principal

Celular pode explodir SE ficar carregando à noite?


Quando o celular cai na privada ou na piscina, para os modelos que não possuem a devida proteção (IP68), muitas pessoas costumam colocar o aparelho dentro de um ecipiente cheio de arroz. Será que isso realmente funciona?
Colocar o telefone molhado no arroz ajuda
É compreensível o desespero para que ele volte a funcionar normalmente. Afinal, apesar de ser um aparelho tão pequeno, carrega uma vida inteira com ele, não é mesmo? Mas de acordo com a especialista, isso não passa de um mito popular. "O arroz irá absorver apenas a água superficial do aparelho e não consegue sugar o que entrou nas peças do celular. E é exatamente esta parte que acaba sendo danificada", explica Tatiana. De acordo com ela, quando o celular cair na água o procedimento correto é desligar o aparelho e levá-lo a uma assistência técnica.
Pasta de dente ajuda a mascarar os arranhados da tela
Caso o celular não possua nenhum tipo de película protetora, é real o risco de trincar a tela. A queda não é o único responsável por este tipo de dano, ações rotineiras como colocar e retirar o celular do bolso ou o contato com superfícies não lisas também podem gerar alguns arranhões. Para esses pequenos danos, existe uma teorioa que diz que aplicar pasta de dente preenche os riscos, tornando-os "imperceptíveis". "Já vi alguns vídeos na internet afirmando que os componentes da pasta conseguiriam nivelar a tela, mas o que realmente pode acontecer é que o verniz protetor do LCD seja danificado ou até mesmo que o produto entre nos pequenos buracos do aparelho", esclarece a técnica. Felizmente, já existe no mercado uma pasta polidora específica e apropriada para diminuir o dano dos arranhões. Ainda assim, o ideal é usar películas protetoras.
Tela rachada prejudica o funcionamento do aparelho
É bastante comum ver pessoas utilizando o smartphone mesmo com o vidro rachado. Porém, de acordo com Tatiana Moura, o uso do aparelho quebrado não é recomendado. "Após a queda, mesmo que o aparelho esteja funcionando normalmente, há riscos tanto para o telefone, quanto para quem o está manuseando. Isso porque, com o tempo de uso, o trincado pode vir a aumentar de espessura e profundidade, afetando a funcionalidade do celular. Pequenos farelos de vidros também podem ser soltos, expondo o usuário a cortes", comenta a especialista. Segundo ela, em 95% dos casos a quebra é apenas do vidro e não do LCD. Neste caso, a troca apenas desse componente gera uma economia de 70% no orçamento.
Carregadores genéricos podem danificar a bateria do celular
"Em hipótese alguma deve se comprar um carregador que não seja de boa qualidade ou que não tenha garantia", aconselha Tatiana. O item pode causar sérios danos ao celular, como provocar encaixes imperfeitos, inchaço da bateria e superaquecimento do conector de carga, além de colocar a vida do usuário em risco, já que não possui sistemas de segurança embutidos, podendo causar explosões, choques e incêndios. "Um carregador de baixa qualidade tem vida curta, então, por mais que se pague barato nele, em questão de dias será necessário trocá-lo de novo", diz a técnica. O uso do carregador de baixa qualidade também pode ocasionar na perda de eficiência da bateria do celular. "Um bom carregador entende quando a bateria do aparelho está cheia e para, automaticamente, de enviar energia pra ela. Já os outros continuam mandando energia o tempo todo em que o celular estiver conectado na tomada, o que prejudicará a vida útil da bateria", aponta a especialista.
Deixar o celular ligado na tomada à noite é perigoso
Nos tempos atuais, é difícil encontrar quem não durma com o smartphone ao lado da cama. Seja por cair no sono enquanto navega pelas redes sociais, por preocupação em não ouvir o alarme, seja pela proximidade da tomada. Mas e as histórias de aparelhos explodindo, são reais? De acordo com a técnica, as chances são pequenas, mas todo cuidado é pouco. "Os fabricantes de smartphones já evoluíram bastante em relação às baterias, mas ainda podem vir a superaquecer, assim como todo dispositivo eletrônico". Para evitar qualquer tipo de problema, Tatiana Moura recomenda que se utilize um criado-mudo ou posicione o aparelho a uma certa distância do travesseiro. Se alguma falha acontecer, como um problema com o carregador, o celular conseguirá ser ventilado e a temperatura equilibrada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 lugares mais lindos do mundo

escolher no roteiro de viagem lugares mais lindos do mundo torna-se uma tarefa um pouco complicada, pois existe em nosso planeta milhares de pontos turísticos cada um mais lindo que o outro e escolher um só é também uma questão de opinião,assim listei aqui para vocês cinco lugares que com certeza irão concordar que são maravilhosos e que só de olhar as fotos irão querer visitar um dia, ficou curioso? Então continue lendo e conheça essas maravilhas do nosso GLOBO TERRESTRE.                                        FERNANDO DE NORONHA; SITUADO NA REGIÃO NORDESTE,MAIS PRECISAMENTE NO ESTADO DE PERNAMBUCO,FERNANDO DE NORONHA É UM ARQUIPELAGO FORMADO POR 21 ILHAS PARADISIACAS.                                                    ...

Chip A12 Bionic da Apple tem poder de fogo próximo ao de CPUs de notebooks

As melhorias de desempenho e consumo energético atribuídas pela Apple ao seu novo A12 Bionic podem ter sido subestimadas. Pelo menos é o que indica um teste conduzido recentemente pelo site AnandTech, segundo o qual o chip utilizado na fabricação do iPhone Xs e do iPhone Xs Max se aproxima consideravelmente das mais novas CPUs de notebooks e desktops no quesito “poder de fogo”. O teste de benchmarking conduzido pelo site também comparou a última edição do SoC da Apple com o seu antecessor, o A11; também foram utilizados os chips Exynos 9810 e 8895, da Samsung, e Snapdragon 845 e 835, da Qualcomm. As avaliações de desempenho se basearam nas especificações descritas pela SPEC2006, considerada pela equipe como um “importante padrão industrial de benchmark”, baseado em padrões mais complexos em comparação com outros sistemas — como o GeegBench 4, anteriormente utilizado pelo site. Via de regra, pontua mais pelo referido padrão o processador que oferecer um máximo de desempenho po...

Messenger permitirá deletar mensagens depois de enviadas

Facebook oferece 10 minutos para eliminar comentários em nosso chat ou para todo mundo A correria, dar opiniões com a cabeça quente... são muitas as situações em que, uma vez pressionado o botão 'enviar', nos arrependemos e desejamos nunca ter feito tal comentário. O   Facebook , no olho do furacão por suas polêmicas questões sobre privacidade, é o líder absoluto quando se trata de mensagens instantâneas se somarmos os textos enviados através do   WhatsApp , Messenger e o   Instagram   Direct. Essa liderança e a experiência ao longo dos anos permitem que a empresa conheça bem seus usuários e, nesse sentido, poder cancelar o envio de uma mensagem sempre foi uma demanda que, finalmente, chega à plataforma do Messenger. O aplicativo de mensagens integrado no Facebook é usado mensalmente por mais de 1,3 bilhão de usuários (é especialmente popular nos   Estados Unidos ) e, a partir de agora, permitirá que a pessoa se arrependa do envio de uma mensagem. A...