Pular para o conteúdo principal

Projeto Carregador de Bateria de Chumbo Ácido


Este é um carregador debateria de chumbo ácido bem simples e eficiente, ele usa como componente principal o circuito integrado LM350K que suporta até 3 Amperes, ele é uma versão melhorada do circuito usando LM317, ou seja, com maior potência.
Este circuito eletrônico não é só um carregador, ele também e um flutuador desenvolvido para baterias chumbo ácido, mas atenção, não é recomendado o uso deste carregador em baterias seladas de Gel.

Carregador de bateria chumbo ácido
Lista de componentes do Carregador de Baterias
R1 Resistor 22KΩ x 1/4 Watts
R2 Resistor 120Ω x 1/4 Watts
R3 Resistor 10kΩ x 1/4 Watts
R4 Resistor 82Ω x 1/4 Watts
R5 Resistor 33KΩ x 1/4 Watts
P1 Potenciômetro ou trimpot 2.2KΩ x 1/4 Watts
C1 e C2 Capacitor Eletrolítico 10μF x 63V
D1 Diodo 1N5401
L1 LED qualquer cor
Q1 transistor BD140 ou equivalente
Q2 transistor BC547 ou equivalente
CI1 LM350K ou LM350T
O funcionamento do carregador de bateria
O funcionamento é um tanto complexo apesar do circuito ser simples. Basicamente ela é fonte regulada de precisão, e contém um sensor de temperatura com um coeficiente de temperatura negativa. Ou seja, sempre que a temperatura circundante aumenta a tensão da bateria irá diminuir automaticamente.
O sensor de temperatura é o transistor Q1, um BD140, e o coeficiente de temperatura para este circuito é -8mV por grau Celcius. A tensão de saída é ajustada de 13,5 Volts a 14,5 Volts através do resistor variável R6.
Já o transistor Q2, um BC548, tem a função de evitar a descarga da bateria através de R2 se o carregador não estiver energizado.
Já o valor da resistência R4 pode ser ajustada para um melhor desempenho dependendo das necessidades, de uma carga rápida ou de uma bateria de maior corrente.
A função do diodo D1, 1N5401, é evitar o retorno da bateria para a fonte, ele deve ter uma corrente de no minimo 3 ampères e uma tensão de 100 Volts. O ideal é usar diodos com o minimo de queda de tensão, tipo diodo schottky.

O LM350 vai tentar manter sempre uma tensão de 1,25Volts entre os pinos de saída (Vout)  e ajuste (ADJ), com isso a um fluxo de corrente constante através R2, já R3, R5 e R6 controlam a base de Q1.
O transistor Q1 é aquecido pelo seu próprio consumo de corrente e deve ser usado um bom dissipador de calor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 lugares mais lindos do mundo

escolher no roteiro de viagem lugares mais lindos do mundo torna-se uma tarefa um pouco complicada, pois existe em nosso planeta milhares de pontos turísticos cada um mais lindo que o outro e escolher um só é também uma questão de opinião,assim listei aqui para vocês cinco lugares que com certeza irão concordar que são maravilhosos e que só de olhar as fotos irão querer visitar um dia, ficou curioso? Então continue lendo e conheça essas maravilhas do nosso GLOBO TERRESTRE.                                        FERNANDO DE NORONHA; SITUADO NA REGIÃO NORDESTE,MAIS PRECISAMENTE NO ESTADO DE PERNAMBUCO,FERNANDO DE NORONHA É UM ARQUIPELAGO FORMADO POR 21 ILHAS PARADISIACAS.                                                    ...

Chip A12 Bionic da Apple tem poder de fogo próximo ao de CPUs de notebooks

As melhorias de desempenho e consumo energético atribuídas pela Apple ao seu novo A12 Bionic podem ter sido subestimadas. Pelo menos é o que indica um teste conduzido recentemente pelo site AnandTech, segundo o qual o chip utilizado na fabricação do iPhone Xs e do iPhone Xs Max se aproxima consideravelmente das mais novas CPUs de notebooks e desktops no quesito “poder de fogo”. O teste de benchmarking conduzido pelo site também comparou a última edição do SoC da Apple com o seu antecessor, o A11; também foram utilizados os chips Exynos 9810 e 8895, da Samsung, e Snapdragon 845 e 835, da Qualcomm. As avaliações de desempenho se basearam nas especificações descritas pela SPEC2006, considerada pela equipe como um “importante padrão industrial de benchmark”, baseado em padrões mais complexos em comparação com outros sistemas — como o GeegBench 4, anteriormente utilizado pelo site. Via de regra, pontua mais pelo referido padrão o processador que oferecer um máximo de desempenho po...
Você entendeu! Uma grande ideia para o próximo aplicativo matador. Mas… como você faz um aplicativo? Neste artigo, mostrarei como dar vida às suas ideias de aplicativos. Vamos mergulhar no desenvolvimento do iOS com o Xcode e o Swift. Você aprende quais ferramentas usar para acelerar o processo de desenvolvimento de aplicativos. O que acontece depois de lançar seu aplicativo? Está tudo aqui ... As 9 etapas para criar um aplicativo são: Esboce sua ideia de aplicativo Faça alguma pesquisa de mercado Crie modelos do seu aplicativo Faça o design gráfico do seu aplicativo Crie sua página de destino do aplicativo Faça o aplicativo com o Xcode e o Swift Inicie o aplicativo na App Store Comercialize seu aplicativo para alcançar as pessoas certas Melhore seu aplicativo com o feedback do usuário 1. Desenhe sua ideia de aplicativo Todo aplicativo começa com uma ideia. Não precisa ser grande, inovador ou inteligente. Apenas uma ideia é boa o suficiente. Esboçar sua ideia de aplic...