Pular para o conteúdo principal

Projeto Carregador de Bateria de Chumbo Ácido


Este é um carregador debateria de chumbo ácido bem simples e eficiente, ele usa como componente principal o circuito integrado LM350K que suporta até 3 Amperes, ele é uma versão melhorada do circuito usando LM317, ou seja, com maior potência.
Este circuito eletrônico não é só um carregador, ele também e um flutuador desenvolvido para baterias chumbo ácido, mas atenção, não é recomendado o uso deste carregador em baterias seladas de Gel.

Carregador de bateria chumbo ácido
Lista de componentes do Carregador de Baterias
R1 Resistor 22KΩ x 1/4 Watts
R2 Resistor 120Ω x 1/4 Watts
R3 Resistor 10kΩ x 1/4 Watts
R4 Resistor 82Ω x 1/4 Watts
R5 Resistor 33KΩ x 1/4 Watts
P1 Potenciômetro ou trimpot 2.2KΩ x 1/4 Watts
C1 e C2 Capacitor Eletrolítico 10μF x 63V
D1 Diodo 1N5401
L1 LED qualquer cor
Q1 transistor BD140 ou equivalente
Q2 transistor BC547 ou equivalente
CI1 LM350K ou LM350T
O funcionamento do carregador de bateria
O funcionamento é um tanto complexo apesar do circuito ser simples. Basicamente ela é fonte regulada de precisão, e contém um sensor de temperatura com um coeficiente de temperatura negativa. Ou seja, sempre que a temperatura circundante aumenta a tensão da bateria irá diminuir automaticamente.
O sensor de temperatura é o transistor Q1, um BD140, e o coeficiente de temperatura para este circuito é -8mV por grau Celcius. A tensão de saída é ajustada de 13,5 Volts a 14,5 Volts através do resistor variável R6.
Já o transistor Q2, um BC548, tem a função de evitar a descarga da bateria através de R2 se o carregador não estiver energizado.
Já o valor da resistência R4 pode ser ajustada para um melhor desempenho dependendo das necessidades, de uma carga rápida ou de uma bateria de maior corrente.
A função do diodo D1, 1N5401, é evitar o retorno da bateria para a fonte, ele deve ter uma corrente de no minimo 3 ampères e uma tensão de 100 Volts. O ideal é usar diodos com o minimo de queda de tensão, tipo diodo schottky.

O LM350 vai tentar manter sempre uma tensão de 1,25Volts entre os pinos de saída (Vout)  e ajuste (ADJ), com isso a um fluxo de corrente constante através R2, já R3, R5 e R6 controlam a base de Q1.
O transistor Q1 é aquecido pelo seu próprio consumo de corrente e deve ser usado um bom dissipador de calor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marketing de mídia social para empresas

https://www.wordstream.com/social-media-marketing Marketing de mídia social para empresas O marketing de mídia social é uma maneira poderosa para empresas de todos os tamanhos alcançarem clientes em potencial e clientes.  Seus clientes já estão interagindo com as marcas através das mídias sociais e, se você não estiver falando diretamente com seu público por meio de plataformas sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest, estará perdendo!  O excelente marketing nas mídias sociais pode trazer um sucesso notável para o seu negócio, criando defensores dedicados da marca e até mesmo impulsionando leads e vendas. Social Media Marketing 101: O que é marketing de mídia social? O marketing de mídia social  , ou SMM, é uma forma de marketing na Internet que envolve a criação e o compartilhamento de conteúdo em redes de mídia social para atingir suas metas de marketing e branding.  O marketing de mídia social inclui atividades como postagem de atualizações de texto e imag

Receita de pizza a parmegiana

INGREDIENTES 4 bifes de alcatra ou contra filé fubá para empanar 1 ovo 1 tablete de tempero de carne 1 dente de alho 1 tomate orégano a gosto 200 g de mussarela molho pronto com sabor de sua preferência oléo a gosto cebolinha a gosto MODO DE PREPARO Tempere os bifes com o alho e o tempero, depois reserve. Coloque o oléo para esquentar até ficar bem quente, enquanto isso empane os bifes passando no ovo batido e no fubá. Pique o tomate em quadradinhos, depois de fritar os bifes, coloque em uma assadeira e forre com o molho, a mussarela e por cima o tomate, a cebolinha e o orégano. Leve ao forno até que derreta todo o queijo.

Dicas de como limpar móveis em MDF e manter a conservação

Instruções Primeiro, é necessário verificar o estado do MDF, se está lascado ou faltando alguma parte da sua superfície, caso isso aconteça, precisará evitar de molhar a madeira para que o móvel não fique encharcado e estufe durante o procedimento: Para fazer a limpeza diária só precisará evitar que o móvel acumule poeira e sujeira, faça isso ao passar um pano levemente umedecido em água durante a faxina. Quando terminar, passe um pano seco para remover a umidade restante. Para retirar a gordura dos móveis da cozinha, precisará utilizar um pano úmido e com algumas gotas de detergente neutro. Em seguida, passe um pano úmido e outro seco para deixar toda a superfície limpa e livre de qualquer umidade. Lembrando que móveis de MDF molhados podem apresentar bolhas e estufamentos, o que pode danificar de forma irreversível toda a mobília. Além disso, quando terminar, também pode limpar os puxadores das portas e gavetas. Uma alternativa para você que não quer molhar o MDF é usar