Pular para o conteúdo principal

10 Tipos de legumes que você pode congelar


Tipos de congelamento e formas de consumo
 
O tipo de congelamento é específico para cada legume, pois alguns precisam ser congelados crus, enquanto outros precisam ser cozidos ou escaldados. Da mesma forma, após o descongelamento alguns vegetais só podem utilizados cozidos ou refogados.
Assim, a tabela abaixo indica o modo de preparo de alguns vegetais para o congelamento e como eles podem ser utilizados depois de descongelar.
Alimento CongeladoPara congelarPreparação culinária
Cebola, salsinhaLavar e picarSaladas ou preparação de alimentos
ManjericãoEscaldarSaladas ou molhos
Cenoura, pimentão, vagem, brócolis, espinafreLavar, cortar e escaldarSaladas refogadas, sopas ou cozidos de carne
Batata, batata doce, abóbora, mandioquinhaLavar, cortar e escaldarCozidos, assados, sopas, purês ou batatas fritas
TomateLavarMolhos ou refogados de carnes
BeterrabaLavar e escaldarCozidos ou sopas
BerinjelaLavar, cortar e escaldarSaladas refogadas ou sopas
Couve, abobrinha, naboLavar, cortar e escaldarSaladas refogadas, sopas, cozidos ou refogados de carnes
FeijãoCozinhar e congelar com caldoTemperar e aquecer até ferver
Milho, ervilhaLavar e escaldarSaladas refogadas, molhos ou cozidos de carnes
A seguir, está uma lista de passos para congelar corretamente os legumes.
Como preparar os legumes para congelar
 
Comprar legumes de boa qualidade e frescos;
Retirar as cascas não comestíveis e lavar bem os legumes;
Cortar os legumes na maneira que preferir para utilizá-los depois, por exemplo em cubos ou em rodelas.
Na sequência veja como como congelar por mais tempo:
O que fazer para poder congelar por mais tempo
 
Após o preparo dos legumes, é necessário escaldar e depois dar um choque térmico para que eles não estraguem e para que a cor e os nutrientes se mantenham durante o tempo de congelamento. Esse procedimento também chamado de branqueamento, e para fazê-lo deve-se:
Colocar os legumes por cerca de 30 segundos a 2 minutos em água fervendo;
Retirar os legumes da água e colocá-los em uma bacia com água e gelo;
Secar os legumes em um pano limpo;
Congelar os legumes ainda com excesso de água irá deixá-los com uma textura mais mole após o descongelamento.
Veja como embalar:
Como embalar
 
Os legumes podem ser embalados em sacos de congelamento ou em recipiente de plástico ou vidro com tampa. Nessa etapa, é preciso tomar os seguintes cuidados:
Embalar apenas a quantidade que será utilizada depois, pois os legumes grudam um no outro durante o congelamento;
Retirar todo o ar do saco de congelamento e fechar bem;
Se congelar em depósitos, deve tampá-los bem para que o cheiro dos legumes não passe para outros alimentos do congelador;
Cortar os legumes para o congelamento;
Armazenar no saco com nome e data.
Os vegetais congelados acumulam água e não ficam mais crocantes como quando estão frescos, por isso o ideal é que sua utilização seja em preparações cozidas ou assadas.
Saiba como congelar ervas e temperos:
O processo de congelar as verduras utilizadas como temperos, como cebola, alho, manjericão e alecrim, inclui lavar, cortar e secar bem antes de embalar para o congelamento, não precisando da etapa de choque térmico. É importante destacar que o processo de secagem dos temperos deve ser muito bem feito, pois congelar as ervas ainda úmidas fará com que elas não fiquem com uma boa aparência após o congelamento.
Outra forma de congelar as ervas é colocá-las em formas de gelo e completar com água ou azeite, retirando os cubinhos de acordo com a necessidade de uso. Veja também Como congelar polpa de fruta.
Lavar e cortar as ervas;
Armazenar em recipiente com tampa.
Depois de congelar, saiba como descongelar corretamente:
Como descongelar legumes, temperos e ervas
 
Os legumes devem ser descongelados antes de serem utilizados, e a melhor forma para fazer o descongelamento é colocá-los na geladeira um dia antes do uso. Se quiser fazer um descongelamento mais rápido, coloque o saquinho de legumes em água fria.
Os temperos em forma de folhas, como manjericão e salsa, podem ser adicionados triturados ainda congelados, apertando o saquinho onde foram guardados. Eles também podem ser adicionados diretamente em preparações com água, como sopa e feijão, mas a cebola e o alho, por exemplo, precisam ser descongelados antes do uso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marketing de mídia social para empresas

https://www.wordstream.com/social-media-marketing Marketing de mídia social para empresas O marketing de mídia social é uma maneira poderosa para empresas de todos os tamanhos alcançarem clientes em potencial e clientes.  Seus clientes já estão interagindo com as marcas através das mídias sociais e, se você não estiver falando diretamente com seu público por meio de plataformas sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest, estará perdendo!  O excelente marketing nas mídias sociais pode trazer um sucesso notável para o seu negócio, criando defensores dedicados da marca e até mesmo impulsionando leads e vendas. Social Media Marketing 101: O que é marketing de mídia social? O marketing de mídia social  , ou SMM, é uma forma de marketing na Internet que envolve a criação e o compartilhamento de conteúdo em redes de mídia social para atingir suas metas de marketing e branding.  O marketing de mídia social inclui atividades como postagem de atualizações de texto e imag

Receita de pizza a parmegiana

INGREDIENTES 4 bifes de alcatra ou contra filé fubá para empanar 1 ovo 1 tablete de tempero de carne 1 dente de alho 1 tomate orégano a gosto 200 g de mussarela molho pronto com sabor de sua preferência oléo a gosto cebolinha a gosto MODO DE PREPARO Tempere os bifes com o alho e o tempero, depois reserve. Coloque o oléo para esquentar até ficar bem quente, enquanto isso empane os bifes passando no ovo batido e no fubá. Pique o tomate em quadradinhos, depois de fritar os bifes, coloque em uma assadeira e forre com o molho, a mussarela e por cima o tomate, a cebolinha e o orégano. Leve ao forno até que derreta todo o queijo.

Dicas de como limpar móveis em MDF e manter a conservação

Instruções Primeiro, é necessário verificar o estado do MDF, se está lascado ou faltando alguma parte da sua superfície, caso isso aconteça, precisará evitar de molhar a madeira para que o móvel não fique encharcado e estufe durante o procedimento: Para fazer a limpeza diária só precisará evitar que o móvel acumule poeira e sujeira, faça isso ao passar um pano levemente umedecido em água durante a faxina. Quando terminar, passe um pano seco para remover a umidade restante. Para retirar a gordura dos móveis da cozinha, precisará utilizar um pano úmido e com algumas gotas de detergente neutro. Em seguida, passe um pano úmido e outro seco para deixar toda a superfície limpa e livre de qualquer umidade. Lembrando que móveis de MDF molhados podem apresentar bolhas e estufamentos, o que pode danificar de forma irreversível toda a mobília. Além disso, quando terminar, também pode limpar os puxadores das portas e gavetas. Uma alternativa para você que não quer molhar o MDF é usar